A máxima de Virgílio 'omnia vincit amor', o amor tudo vence, traduz um modo de estar e de ser cada vez mais premente nas nossas vidas.
A razão da ausência de publicação de trabalhos no blogue deveu-se a um trabalho, muitissimo especial, que tive a oportunidade e o previlégio de realizar na ala pediátrica do IPO.
Esse trabalho vem publicado na revista "Coisas de Criança" que saíu hoje para as bancas e, sem bem que sem o enquadramento que eu desejaria, traduz, da minha parte, o enorme carinho que todas as pessoas que lá conheci me merecem.
Um beijo do tamanho do mundo pela coragem, risos e alegria que partilharam comigo os pais e os profissionais de saude e educação que vivem diáriamente esta realidade, por muitos esquecida, e especialmente para esses amores que me acolheram de braços e sorrisos abertos e que guardarei no meu coração.
O amor não só tudo vence como 'o amor alimenta a esperança'.
33 comentários:
Querida, quando a vi nas bancas nem sabia que era sobre estes casos. Também sou mãe e nem quero imaginar tal situação. Vieram -me as lagrimas aos olhos pela felicidade dos meninos e pela sua.
E pelo menos consegui ver a sua cara desta vez. Muita força para estas mães e meninos e para si um beijo enorme. Catarina
Oii Paula !!!
Não posso comentar a revista pois aqui não a tem.:) Mas posso te afirmar com segurança que realmente o amor e a esperança vence....e se não vencer....ajuda a fortalecer.
Beijinhos
Ana
Oi mor, não vou deixar o nome mas depressa sabes quem está aqui deste lado.
Sei que queres mais e melhor do mundo mas isso é impossivel.
Este trabalho das Coisas de Criança bem como o do Bruno é dos melhores até hoje. E o mérito é todo teu. E só quem te conhece lá no fundo sabe o que sentes e sofres com a gente pequena tanto nesta situação ou não. Linda, continua e não desistas por eles e por ti. Dou-te os parabéns a ti porque mereces e todas a estas mães e meninos coragem e sim tens razão omnia vincit amor. JMU
Olá!!!
Já desde a semana passada que andava à "tua" procura... e hoje, lá te encontrei nas bancas (salvo seja).
Assim que abri a revista fui à tua procura, à procura dos teus amores (como tu,com carinho, dizes), lá estavam, com um sorriso de orelha a orelha, sem denunciar tudo o que pode estar por trás. Senti um misto de emoções: tristeza, orgulho, porque ninguém deveria ter de passar por isto, nem como interveniente nem como espectador, muito menos como criança.
Orgulho de ti, por teres feito e mostrado, mais uma vez, ao mundo que todos somos capaz, todos, sem excepção! Não é fácil, mas contigo no caminho, custa muito menos!
A ti e a todas aquelas Crianças, Pais e Auxiliares: BEM HAJAM!
Um beijinho enorme!
Ouvi tanto falar deste trabalho, sempre com muito amor, carinho e todos os sentimentos bons que possam haver. Tive a sorte de "ver" uma pequena parte dos teus sentimentos neste e em outros trabalhos e por tudo isto e mais alguma coisa imaginei que sairia algo diferente. Acho que as crianças e IPO mereciam mais.
Bjs
Olá Paula.
Desejo muito que todas estas mães e filhos possam ultrapassar este ciclo com sucesso porque ninguem merece. Quando estava a ver a revista só percebi que era sobre estes meninos quando a abri! Comprei e fui a ler no comboio e mais que uma vez vieram as lágrimas aos olhos. Lamento só a falta de destaque dado a este tema que a todos nós pode acontecer. Concordo com a outra moça, a Claudia, mereciam muito,muito mais.
Para ti, para as mães, para os meninos um beijo enorme. E pelo teu post também entendi que existe algo que não te deixou contente mas não desistas se é a isso que te referes. Uma beijoca. Marta
Oi Paula, finalmente tenho o prazer de a conhecer nesta revista. Já que não aparece junto dos seus colegas pelo menos aparece junto daqueles como já alguem disse dos seus amores. Sou muito sincera , não prestei muita atenção ao resto da revisa pois parei logo por ali. A estas familias desejo que tudo corra bem. E penso que apesar de estar tudo muito bem ainda deveriam ter mais destaque só pelos olhares e sorrisos que por ali se veem. Beijos para todos.
Adorámos a reportagem, mas o passo a passo ficou a meio???? Será que a revista não tem ninguém que controle estas situações e exerce um controle em temas tão sensiveis como é este o caso? Sei que não gosta de comentários anónimos mas sabe que tem uma porta aberta deste lado. A estas familias confrontadas com estas e outras situações desejamos que possam sorrir e a si tudo de bom por ser quem é e pelo que faz.
Olá Paula,
Foi com alguma expectativa que li este teu artigo sobre estes casos que nunca deviam acontecer...e é de enaltecer estas crianças que apesar da sua situação ainda conseguem ter aquele sorriso mágico..que só as crianças sabem fazer..assim como é de louvar todos os profissionais e voluntários envolvidos no IPO.
No entanto..e sabendo um pouco como tu és quando o tema são CRIANÇAS...estava á espera de MAIS pois estas CRIANÇAS, PAIS, AUXILIARES, VOLUNTÁRIOS E PROFISSIONAIS DO IPO mereciam isto e MUITO MAIS!!!!
Bjs
Sandra
Olá!
És linda por dentro e por fora.
Ainda não vi a revista, mas vou procurá-la amanhã.
Só desejo a todos os meninos e pais muita coragem e que nunca percam a esperança.
Boa semana.
Beijinhos
Caros anónimos ou não...É por demais evidente que abomino anónimos mas apesar de loura mas não burra, resolvi publicar o vosso comentário porque compreendo os motivos por não se poderem "apresentar". Já falámos da porta aberta o que me surpreendeu...Sou fã de alguns lemas de vida e e um deles é nunca digas nunca. Fiquem bem e obrigado pela vossa observação relativa ao meu trabalho. Paula
Admiro a sua entrega com as crianças e em especial com esta realidade que muitos ignoram ou dela fogem. É de enaltecer pois não deve ser nada fácil partilhar estes medos e estas sombras com que por vezes a vida nos trai. Nada disto devia acontecer mas existe. Lamento apenas que um tema tão pungente e tão humanamente poderoso não tenha merecido outro destaque da revista e uma maior sensibilidade em vez de surgir lá dentro sem qualquer destaque nem o devido enquadramento. Misturar este tema com birras de crianças!!! Por amor de Deus... Um grande bem haja para si e o melhor do mundo para todos aqueles petizes.
És linda sabias?????
Olá.
Sê bem vinda!
O trabalho com crianças é sempre recompensador!
Obrigada pela visita!
Bjs,
M. Céu
Adorei o seu texto e dou-lhe os parabéns pelo trabalho que tem feito com as crianças. Vê-se que cria empatia com elas e não está a fazer um frete só para aparecer em revistas. Vou ficar visita assídua do seu blogue. Tomara que todoas nós olhássemos à nossa volta e deixásse-mos descansar os nossos umbigos.
Olá Paula, estranha mistura de sentimentos depois de ver a revista. Para estes pais e profissionais desejo do fundo do coração que omnia vincit amor. Não deve ser fácil mas a alegria que passam nas fotografias diz tudo. Só entendi que a árvore também foi feito pela criançada algumas páginas á frente. E parece-me existir falta de fotografias. Estas familias mereciam mais! Para todo o IPO, familias e para si um beijo enorme. Cátia
Não sei o que dizer. Para estas familias que tudo corra pelo melhor. Aos profissionais do IPO um grande bem haja pela dedicação e amor. Ainda não vi a revista até ao fim porque não consigo desligar-me daquelas páginas e conseguir sentir na pele todos aqueles sorrisos. OMNIA VINCIT AMOR
Silvia
Olá Paula!
Obrigada pelo carinhoso comentário!
De fatco não estava a par deste seu trabalho, embora conheça o seu amor, paixão e dedicação a todos estes casos.
Vou procurar a revista para ver o trabalho que realizou.
Um beijinho
Cláudia
Parabens pela iniciativa que tiveste, é bom saber que existem pessoas que conseguem dar um pouco de si aos outros.
Eu cá em Lisboa tambem estava para ir fazer voluntariado ao IPO, mas a lista de espera era grande....e agora, neste momento, é um pouco complicado....
Beijoca e boa semana:0)
Olá loura,
que bom estares de volta. Eu já tinha lido o teu post, mas ainda não comprei a revista, e como já estive bem presente num caso de um menino, que não teve um fim feliz...
Deixa-me dizer-te que cada vez tenho mais orgulho em te ter conhecido.
Bjks
São
Amiga ainda não vi a revista mas vou já comprar a minha,apesar de já saber que seu trabalho é fantástico e se tratando de miudos então nem se fala!!Olha eu mandei-te o mail com aquilo que queria saber e umas fotinhos da sua querida Beth com minha filhota,amiga assim que ver a revista dou minha opinião,bjinhos Irene Sarranheira;)
OLA PAULA!
AFINAL ANDAVAS DESAPARECIDA POR UMA BOA CAUSA E PELO TEU LINDO CORAÇÃO,SÓ TE POSSO DIZER,VAI EM FRENTE E FORÇA...
P/ TODAS ESSAS CRIANÇAS E FAMILIARES ´SO PESSO QUE TUDO CORRA PELO MELHOR .BJS ENORMES
Primeiro e mais importante para todas as familias e pessoal médico e auxiliar muita força e que todos possamos ver um final feliz.
Para ti um beijo enorme porque como dizes OMNIA VINCIT AMOR.
Olá Paula. Antes de mais a todas as familias, médicos e auxiliares muita força e coragem. A melhor revista de sempre apesar de ter algumas coisas que não fazem sentido, não percebi que o passo a passo tinha sido feito pelos meninos no meio de artigos absurdos. Como também parece ter ficado a meio, mas se caalhar estou a ver mal. Mas o mais importante é ver que pode ser possivel e não deixam ser crianças como outras diria saudavéis.Por favor, continua e não desistas por não consegui ler bem as tuas entrelinhas no post. Um beijo enorme para ti e todos eles.
Olá Paula, sou uma mãe de uma das meninas que está na revista.
Só posso dizer muito,muito obrigada por estes dias passados connosco. De facto, não concordo com a maneira que a revista fez algumas coisas mas que interessa? O que interessa é a Paula e a sua envolvência como já disseram aqui com os seus amores e isso vale tudo.E disso nunca nos vamos esquecer e vamos guarda-la no nosso coração. Mãe e filha
Olá Paula, a sua sensibilidade me emociona muito! O amor é a base de tudo. Com ele, ficamos fortes, conseguimos derrubar barreiras e nos tornarmos pessoas melhores.
Parabéns pelo trabalho realizado, e que Deus lhe abençoe e proteja, hoje e sempre!!
Um grande beijo para você e para seus amores!!
Tete
Olá amiga...
Quero dizer te que és especial... pois tens um coraçao do tamanho do mundo ... eu sei o quanto te entregas aos teus trabalhos e o quanto ficas sensibilizada com eles... és uma grande mulher... hoje em dia sao rarissimas as pessoas que tem um coraçao lindo e bondoso como o teu... Os meninos do IPO cocerteza que nunca te esquecerao, tal como eu sei que tu jamais te vais esquecer desta experiencia... Eu sei que te marcou e muito a todos os niveis pois entregas te de alma e coraçao a tudo aquilo que fazes...
Continua com este teu trabalho, és a pessoa indicada para este tipo de trabalhos...
Mas tenho pena que nem toda a gente te dê o devido valor....
Amiga... Força.... Continua....
Beijinhos de saudades
Liliana
Olá querida!
Boa semana e uma óptima Páscoa para ti!
Bjs,
M. Céu
Boa noite, estava dificil encontrar a revista. Mas quando a comprei não consigo deixar de ver a vossa alegria, felicidade e nada mais interessa. Para todas as familias, pesoal tecnico e para ti um beijo enorme e por mostrarem que é possivel vencer certas etapas. :)
É por estes meninos e outros que deves continuar. Quem te conhece na verdade sabe do que és capaz por eles. Não vou misturar neste post tudo o que penso acerca de certas coisas, mas como és tão clara no post NÃO DESISTAS. Consegues perceber-me?
Olá Pulinha,
Passei para te desejar uma Excelente Páscoa recheada de muitos doces!!
Omnia Vincit Amor
Sandra
Boa tarde Paula
Já tive oportunidade de comentar através de e-mail, mas quero aqui deixar o meu, os nossos (meu e marido) PARABÉNS pelo trabalho que vem desenvolvendo com estas crianças.
É preciso muita força para se conseguir dar a estes pequenos seres que com tão poucos anos de vida já sofrem tanto, todo o amor e carinho que eles merecem com uma cara alegre como a sua,
Eu acho que não tinha forças (não por eles não merecerem, claro que não, mas pelo facto de ser mãe e achar que este tipo de coisas não DEVE ACONTECER a crianças, não deviam acontecer a ninguém mas então a crianças!!) para me aguentar a sorrir como a Paula faz tão bem e de forma tão simples e sincera.
Acredito que o seu trabalho com estas crianças as ajuda imenso, tanto a elas como aos pais, pois qual o pai ou mãe que não gosta de ver um sorriso na cara dos nossos filhos não é verdade?
Gostei muito da reportagem embora tenha muita pena que a revista não tenha captado o essencial: ou seja a alegria com que estas crianças realizaram os projectos...isto vale muito mais do que o facto de se lucrar mais um pouco tendo que para isso que se cortar uma "reportagem" a meio.
Mas tal como lhe escrevi no e-mail as acções ficam para quem as praticam e portanto deve continuar de consciência tranquila pois se todos nós fizermos 1/3 do que a Paula já fez, o mundo seria bem diferente.
Parabéns pela coragem, pela força, pela atitude e continuação de bons projectos.
Felicidades pessoais e profissionais.
Paula Xavier - ArteFacto
Lindos! Todos!
Enviar um comentário