domingo, 30 de novembro de 2008

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

Não me apetece fazer "posts", seja de fotografias dos ws ou de trabalhos, porque entendo que existem situações mais importantes na vida. E porque a vida não é, de todo, cor de rosa, cheia de flores e bolinhas, resolvi deixar só uma chamada de atenção para o dia de hoje...1 de Dezembro (DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA)...porquê?
Porque "ela" espreita e continua por aí cheia de preconceitos e de estupidez social.
Lamento, mas é o que penso. Que tal acabar de vez com os tabús?
O maior deles, e aberrante, é o de que esta doença maldita só atinge homossexuais ou toxicodependentes.
É um conceito que grassa em mentes tacanhas. Ninguém, infelizmente, está imune. É claro que existem comportamentos de risco, é certo que existe quem ignore a doença, ou por pura estupidez ou por, como em tudo na vida, haver quem julge que o mal só acontece aos outros.
Outro preconceito ignóbil é o de que "certas" pessoas nos poderem pegar a doença!
Sim, tenho amigos e amigas que estão na minha vida muito, muito pessoal que, por um motivo ou outro, não são "convencionais" ou porque a vida os levou a tomar outro caminho, ou apenas porque assumiram outra opção de vida...e depois????
A Sida não se pega com um abraço ou um beijo, ao contrário de aquilo que costumo ouvir...isto tira-me do sério!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não concebo que no século em que que vivemos, e com toda a informação a que temos acesso, que certas fobias desta sociedade continuem.
Na quarta-feira, 3 de Dezembro, faz anos que nasceu alguém que... e se calhar vou escrever algo de muito estúpido, anda sempre a ser cantarolado na boca de muita gente, e foi conhecido por António Variações. Faria 64 anos. E faz-me falta aquela atitude irreverente e bondosa dele. Com ele, em Portugal, desgraçadamente, começamos também a saber o que era a Sida.
Aos meus amigos/as, a um grupo de trabalho que existiu numa conhecida Associação e a uns seus utentes com que tive o privilégio de partilhar bons momentos, só quero deixar um obrigado por me deixarem fazer parte da vossa vida. Ao Carlos Castro desejo a melhor gala de sempre!
E fiquem com algo que assolou a minha cabeça:


Vem que o amor
Não é o tempo
Nem é o tempo
que o faz
Vem que o amor
É o momento
Em que eu me dou
Em que tu te dás

27 comentários:

disse...

Oi, amiga!
Passei para matar a saudade, ver as novidades e deixar-lhe um fraternal abraços.
Tudo de bom e muita paz e luz ao coração.
Bjs.
Dô.

Judite Pitta disse...

Lindo post, Paula, sim senhora. Subscrevo totalmente e que saudades que eu tenho também do Variações..... com quem me cruzei várias vezes na Av. Duque de Loulé, eu que sempre fui apaixonada pelas suas musicas e fâ das suas letras. Foi bom recordá-lo agora aqui no seu blog.
Um beijo pra si e boa semana

Carla Fabela disse...

Olá Paula vim retribuir a visita e fiquei a pensar no que escreveste...Esta altura do ano é muito complicada para mim, além do trabalho normal estamos a fazer a decoração da escola para o Natal, imagina a correria...um grande bj e boa semana,Carla

Mia Mello disse...

Bem... haveria tanta coisa a dizer...

Ontem (se não estou em erro) deu na sic a "Grande reportagem" k tinha como tema a Sida. Vi muito atentamente o dia a dia daquelas pessoas (médicos, auxiliares, doentes) e o que me bateu na mona e fez "eco" (aqui poderia dizer-se: "ah anya isso é porque a tua cabeça tá vazia =P") foi o facto de haver pessoas que "SE ESQUECEM de tomar a medicação"... tipo... como é que se esquecem???? Como um rapaz que aparecia lá que responde da seguinte forma à enfermeira de serviço que lhe dava um raspanete porque o dito rapaz não apareceu a horas da medicação :"tão e depois? não deu pa vir mais cedo... andei nos copos ontem à noite, só acordei agora... ".... aqui eu fiquei um bocado atrofiada porque me pareceu um comportamento tão IDIOTA... mas prontoooo... quem sou eu...

Fica aqui o meu beijinho oara ti Loira linda e um abraço apertado para todas as pessoas que travam essa grande luta... Força!

Faniquito disse...

Oii Paula !

Realmente ... lúcido e coerente.Parabéns. Adorei a forma com que vc coloca seus pensamentos.E abaixo todo e qualquer tipo de preconceito.

Beijinhos

Ana

Sandra Caetano disse...

Olá Paula,

Belo post e o qual subscrevo na íntegra!!!

Bjs e boa semana

Sandra

Fátima disse...

Sei k tenho andado em falta mas espero dentro de dias revelar porque?

Anónimo disse...

Olá :)
E.. Quem fala assim não é gago!
É e sempre será um assunto polémico mas pior ainda, são todos os "lobbies" à volta destas doenças...ou será curas?... enfim... resta-nos, como tu, estar ao lado, incondicionalmente, de quem amamos embora tenham escolhido caminhos diferentes do ditos normais!

Um beijinho e uma boa semana!

VanessaGuerra disse...

infelizmente uma causa de morte muito má... mas falando de coisas bem melhores... aqui tem estado sempre a nevar... beijinhos enormes minha querida

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga tudo bem?
Espero que vc esteja melhor...aos pouquinhos estou melhorando....
Eu tambem penso assim como vc ...boa postagem...
PARABENS
BOA SEMANA
Bjs
Andrea

paula vicente artfactu disse...

Olá pessoal, gostava de vos pedir que neste "post" tão importante para todos nós não deixem mensagens de tudo aquilo que não interessa nada...VIVA LA VIDA!!!!!

Joana Dias disse...

Oi loira, gostei muito deste post. Afinal é mesmo nem tudo é rosa com direito a flores. Parabéns por não teres medo de mostrar que apoias e defendes certas situações. Joana Vaz Brites

Anónimo disse...

Olá linda, eu sabia que não ias deixar passar em branco e VIVA LA VIDA.

Anónimo disse...

Sim, e tu também és irreverente e bondosa, acho que já perceberam isso, para além da rebeldia. Obrigada pela lembrança. L

Anónimo disse...

Amori, é por estes momentos que te adoramos. E desculpa mas vamos ficar como anónimos/as por causa da estupidez social.

Anónimo disse...

Olá Paula!
Obrigada pelo comentário!!:)
Sábias palavras Paula!
Um beijinho
Cláudia

Claudiacva disse...

Pois é continua a haver preconceitos na nossa sociedade e por isso anonimos tambem, mas felizmente há pessoas como tu que dão a cara por causas como esta e outras. Pessoas que levantam a voz e não têm medo de represálias... É por estas e por outras que eu gosto de ti e outras pessoas talvez não ;)
Beijo grande e bom fim de semana
P.S. Fiz asneira da grossa numa coisa que não é minha, tens que me salvar...

Paula disse...

És uma Sapa muito doida, concordo com o teu post e por muita gentinha estúpida pensar ke a sida é doeñça dos "outros" é ke nós no nosso país estamos com mais casos de sida entre as camadas mais jovens.
...quando li o poema do Variações fiquei com os olhos de sapa...
Jokas linda :)

Duda disse...

Olá!
Concordo com tudo o que escreveste. Temos que lutar contra os incompetentes, que infelizmente ainda existem muitos.
Bom fim-de-semana prolongado
Bjinhos

Por Artes Magicas disse...

Olá querida bom dia tens 1 desafio de natal á tua espera no meu blog Beijocas bom fim-de-semana Ana COelho

Marta Lemos disse...

Olá linda, completamente de acordo. Mas não estás sózinha nesta caminhda, conta comigo. Beijocas

Anónimo disse...

Xuxuca loira adoro-te. Quando me disseram que tinhas feito um texto, não queria acreditar. Vais levar com o preconceito todo, sabes disso. Mas também sei que é para o lado que vais dormir melhor. E sim, é verdade não é só esta caminhada, existem outras sempre a titulo pessoal. E nem queres que se saiba. Continua na minha vida porque adoro-te do fundo do coração. FRCP

M. Céu Fernandes disse...

Olá Paula.
Passei apenas para lhe desejar uma óptima semana e lhe deixar um beijinho,
M. Céu

Paula Pereira disse...

Olá amiga, passei para desejar uma boa semana, vou ver as novidades.
Beijos

Paula

paula vicente artfactu disse...

Olha Frederico, não me chames xuxuca...já sabes que é uma designação que não encaixa comigo...isto se não queres que te bata!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ahahahahah, doida!

Beijos

Fátima disse...

Sei k ando em divida com a minha visita mas dentro de dias conto
beijokas grandes